O Comandante do 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel PM Basila, recebeu o pedido da professora Ana Paula, da disciplina de Biologia) e Coordenado do Curso de Bilogia da Faculdade Integrada de Medicina “FACIMED” - professor Itamar, para que os acadêmicos do 1º, 7º e 8º períodos do Curso de Biologia, pudessem receber instruções sobre sobrevivência na selva.
O pedido foi atendido e determinado ao subcomandante 2º tenente PM Baumann, Comandante do Grupo de Operações Especiais- GOE- de Cacoal, que realizasse todo o planejamento. O Estágio foi realizado entre os dias 05/07 a 09/07/13.
Os acadêmicos foram encaminhados para um setor distante da cidade – KM 12, saída para Ji-Paraná, e assim teve início o primeiro Curso de Sobrevivência na Selva, com o apoio de todo o efetivo do GOE.
Instruções
Foram quatro dias na selva com instruções de abrigos, sinais de socorros, primeiros socorros, orientação e navegação, ofidismo, armadilhas para caça e pesca, obtenção de alimentos animais e vegetais, obtenção de água e fogo e como fazer amarras e nós.
Os alunos levaram para o curso somente uma mochila com um kit necessário à sobrevivência; nos primeiros dias receberam alimentos da Coordenação, porém nos últimos dias, os próprios alunos eram responsáveis pelo seu alimento, após as instruções necessárias para a sobrevivência na selva.
Número
Participaram 23 alunos nos primeiros dias, porém somente 21 conseguiram chegar até o final das instruções, entre eles homens e mulheres.
O Comanadante do GOE – 2º tenente PM Baumann contou com o apoio direto dos policiais sargento PM Isael e soldado PM Joselia na Coordenação das instruções aplicadas aos acadêmicos; também participou como instrutor o 1º tenente PM Jackson – da Força Nacional.
Para os acadêmicos tudo era novidade; o contato com a mata; os desafios propostos e as aventuras noturnas, foram ensinamentos que ficaram nas lembranças de cada aluno.
O pedido foi atendido e determinado ao subcomandante 2º tenente PM Baumann, Comandante do Grupo de Operações Especiais- GOE- de Cacoal, que realizasse todo o planejamento. O Estágio foi realizado entre os dias 05/07 a 09/07/13.
Os acadêmicos foram encaminhados para um setor distante da cidade – KM 12, saída para Ji-Paraná, e assim teve início o primeiro Curso de Sobrevivência na Selva, com o apoio de todo o efetivo do GOE.
Instruções
Foram quatro dias na selva com instruções de abrigos, sinais de socorros, primeiros socorros, orientação e navegação, ofidismo, armadilhas para caça e pesca, obtenção de alimentos animais e vegetais, obtenção de água e fogo e como fazer amarras e nós.
Os alunos levaram para o curso somente uma mochila com um kit necessário à sobrevivência; nos primeiros dias receberam alimentos da Coordenação, porém nos últimos dias, os próprios alunos eram responsáveis pelo seu alimento, após as instruções necessárias para a sobrevivência na selva.
Número
Participaram 23 alunos nos primeiros dias, porém somente 21 conseguiram chegar até o final das instruções, entre eles homens e mulheres.
O Comanadante do GOE – 2º tenente PM Baumann contou com o apoio direto dos policiais sargento PM Isael e soldado PM Joselia na Coordenação das instruções aplicadas aos acadêmicos; também participou como instrutor o 1º tenente PM Jackson – da Força Nacional.
Para os acadêmicos tudo era novidade; o contato com a mata; os desafios propostos e as aventuras noturnas, foram ensinamentos que ficaram nas lembranças de cada aluno.