sábado, 15 de junho de 2013

Educação, em greve, interdita o Trevo do Roque na capital




Na próxima semana novas caravanas de trabalhadores em educação de todo o Estado deverão desembarcar em Porto Velho, onde também poderão montar acampamento para cobrar do governo uma resposta à pauta de reivindicações, condizente com as necessidades da categoria.
 A interdição do trânsito nas obras do Trevo do Roque, em Porto Velho, durante uma hora (das 10 às 11h) nesta quinta-feira, foi a forma encontrada pelos trabalhadores em educação estaduais de Rondônia e municipais de Porto Velho, para protestarem contra a postura do governo do estado e da prefeitura, de não negociarem o atendimento das reivindicações das categorias.
A manifestação teve o apoio e a participação de estudantes de escolas públicas, que reclamam da falta de qualidade do ensino público.
Os trabalhadores em educação da rede municipal estão em greve há quase 40 dias devido à intransigência do prefeito Mauro Nazif, que se recusa a utilizar os recursos próprios da educação para negociar o atendimento das reivindicações da categoria.
Professores, técnicos e demais servidores da educação do município de Porto Velho estão entre os servidores que recebem os piores salários devido ao acúmulo de perdas históricas. A revolta da categoria é porque o prefeito Mauro Nazif, quando candidato, reafirmou diversas vezes que o município tem recursos para valorizar a educação, e o que faltava era gestão.
O Sintero já mostrou que é possível atender parte das reivindicações através dos recursos de custeio da educação.
Já os trabalhadores em educação estaduais estão em greve há 25 dias, em protesto contra a falta de política salarial e a falta de política para a educação na administração do governador Confúcio Moura. A categoria não aceita ficar sem a revisão salarial anual garantida pela Constituição Federal.
O governo do estado se nega a negociar a pauta de reivindicações alegando que não há recursos, quando, na verdade, é verificado diariamente através das notícias veiculadas pelos meios de comunicação, que o dinheiro público está se esvaindo pelos diversos ralos existentes na Seduc e nos demais setores do governo.
Um exemplo de ralo do dinheiro público e que revolta os trabalhadores em educação, é o festival de cargos comissionados, com a contratação de milhares de pessoas sem concurso público com altos salários através dos CDSs. Outro ralo denunciado em público são os contratos com empresas terceirizadas, como as empresas de vigilância, cujo valor saltou de R$ 17 milhões para R$ 58 milhões no atual governo.
“A interdição do trânsito no Trevo do Roque significa a revolta dos trabalhadores em educação e da população em geral, com o descaso da administração pública com os serviços públicos”, disse Manoel Rodrigues, presidente do Sintero.
“Esses elefantes brancos que chamam de viadutos são o símbolo do descaso.dos nossos governantes com o povo de Rondônia. A prefeitura deveria devolver essas obras ao DNIT. E o governo do estado não se movimenta um milímetro para prestar serviços públicos de qualidade. A nossa população está abandonada pelo governo do estado e pela prefeitura”, desabafou o presidente do Sintero.
Os grevistas da educação manifestaram apoio aos comerciantes e trabalhadores da região do Trevo do Roque e Rua da Beira, que da mesma forma, sofrem com o caos do descaso.
A greve dos trabalhadores em educação continua nesta sexta-feira com concentração dos municipais em frente à prefeitura, e dos estaduais na Praça do Palácio do Governo. Novas formas de protestos serão discutidas, a exemplo das manifestações que foram realizadas nesta quinta-feira no interior do Estado.
Trabalhadores em educação estaduais de vários municípios se reuniram simultaneamente em Jaru, Ji-Paraná e Vilhena, onde foram realizados vários protestos.
Na próxima semana novas caravanas de trabalhadores em educação de todo o Estado deverão desembarcar em Porto Velho, onde também poderão montar acampamento para cobrar do governo uma resposta à pauta de reivindicações, condizente com as necessidades da categoria

Deputado pede a criação do Programa de Verticalização do Micro e Pequeno Empreendedor

O deputado estadual Adelino Follador (DEM) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, propôs através de indicação parlamentar, que o Governo do Estado, institua o Programa de Verticalização do Micro e Pequeno Empreendedor no âmbito do Estado de Rondônia.

O deputado Adelino Follador (DEM) explicou que o Programa de Verticalização do Micro Empreendedor Individual - PROVEMEI tem por objetivo principal inserir o micro empreendedor individual no processo de micro industrialização ou na mudança de característica química e física dos produtos alimentícios, concedendo-lhe incentivos ao processamento dos produtos de origem animal e vegetal de modo a agregar maior valor a estes, visando aumentar a renda familiar e gerando empregos e qualidade de vida.

Casa do Albergado

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Adelino Follador fez indicação ao Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Justiça - Sejus, quanto à necessidade de uma viatura para a Casa do Albergado do município de Ariquemes.

“Visto que serão doadas pelo Departamento Penitenciário Nacional - Depen a Sejus, seis viaturas, solicito então que seja encaminhada uma à Casa do Albergado de Ariquemes, pois a mesma não possui viatura, inviabilizando a realização dos trabalhos” finalizou o deputado.

ALE/RO - DECOM - [ Paulo Ayres / Estagiária de Jornalismo Juliane Sobrinho de Souza ]


Acesse: www.adelinofollador.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/adelinofollador

Rapaz sofre acidente após perder o controle de motocicleta no Setor 25 de Dezembro


Por volta das 19:00h desta sexta-feira, (14/06), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU), juntamente com o Corpo de Bombeiros foram acionados a comparecer na Avenida Canaã no Setor 25 de Dezembro em Ariquemes pois havia uma vítima de acidente. Chegando ao local encontraram a vítima caída ao solo e com algumas escoriações. De imediato foram prestados os procedimentos de primeiros socorros à vítima que posteriormente foi encaminhado ao Hospital Municipal para receber atendimento médico especializado. Segundo informações o rapaz trafegava pela Avenida Canaã, sentido Avenida JK, com uma motocicleta da marca Yamaha, modelo XTZ de cor vermelha, momento em que ao tentar passar ao lado do quebra molas, perdeu o controle da direção do veículo e veio a cair. A Polícia Militar compareceu no local para registro da ocorrência e providências que praxe.

Homem é encontrado morto dentro de casa


Por volta das 12:00h desta sexta-feira, (14/06), J.R.C., compareceu na Delegacia de Polícia Civil de Machadinho D’Oeste informando que na manhã de sexta-feira sentiu um forte cheiro vindo da residência de Ari Fagundes, 67 anos, situada na Avenida Senador Olavo Pires, 5º BEC, notando que poderia ter algo errado com o homem. De imediato a guarnição composta pelo SGT Tarso e PM Boaventura se deslocaram ate o local. Ao entrarem na residência constataram que a vítima já estava sem vida e em estado de putrefação. A vítima estava sentada na cama com o corpo inclinado para frente, sendo que próximo ao homem havia uma faca de serra com manchas de sangue. Diante os fatos foi acionada a Perícia Técnica da Polícia Civil de Ariquemes para que pudessem realizar os procedimentos de praxe. Após o término dos trabalhos o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes para dar prosseguimento aos trabalhos. Diante os fatos a ocorrência de nº 1485/13 foi registrada na Delegacia de Polícia Civil para as providências que o caso requer.  

 

Acidente na BR-421 ceifa vida de rapaz e deixa vítima ferida

Por volta das 07:30h deste Sábado, (15/06), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU), juntamente com Corpo de Bombeiros foram acionados a comparecer na BR-421, à 15 KMs de Ariquemes, sentido Machadinho, pois havia acontecido um grave acidente. Chegando ao local encontraram duas vítimas, ao ministrarem os procedimentos de primeiros socorros a Leonardo Da Macena Souza, aproximadamente 24 anos, constataram que a vítima já não apresentava os sinais vitais. De imediato as guarnições se empenharam no salvamente de Diego, que havia entrado adentro de um matagal ao lado da pista. De imediato foram prestados os procedimentos de primeiros socorros à vítima pelo Coordenador Marcone, Drª Pâmela, enfermeiro Rogildo, enfermeira Valquíria, SGT BM Lopes e BM Silvano, sendo encaminhado ao Hospital Municipal de Ariquemes para receber atendimento médico especializado. Segundo informações Leonardo e o condutor de uma motocicleta da marca Honda, modelo CG 150 de cor vermelha trafegava pela BR-421 atrás de um caminhão, momento em que por motivo desconhecido colidiu na traseira do veículo. A Polícia Militar foi acionada a realizou os procedimentos de praxe, acionando posteriormente a perícia técnica para as providências de praxe.

TERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolver

Um menor de 16 anos foi flagrado com um revolver calibre 38, cano longo, na madrugada de hoje (15).

O infrator foi apreendido na Rua Monique com a Rua Maldonado, Bairro Cidade Nova, zona Sul de Porto Velho, quando uma guarnição policial realizava patrulhamento de rotina no setor e o encontrou em atitude suspeita.

O adolescente tem 17 passagem pela polícia por crimes de roubo e furto e era conhecido como o "terror da zona Sul".

No mês de maio do ano passado ele com alguns comparsas barbarizaram e roubaram uma farmácia naquela mesma região.

Ele recebeu voz de apreensão e foi conduzido novamente à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
TERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolverTERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolverTERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolverTERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolverTERROR DA ZONA SUL - Menor com 17 passagens pela polícia é apreendido em flagrante com revolver